quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Leave Maria Gadu alone!

maria-gadu

Desde que apareceu na mídia, com a pavorosa "Ximbalaiê", Maria Gadú virou figura fácil nas publicações musicais por conta de sua obra artística e também nas publicações do chamado "jornalismo de celebridade" por conta de sua "suposta" homossexualidade.

Pois bem. Gosto muito do trabalho da paulista de voz suave, com suas letras simples e sua poesia fácil. Seus covers, inusitados  (no disco tem regravaçõs geniais de kelly Key e Chico Buarque e nos shows ela canta Xuxa), mostram uma busca por uma sensibilidade que pode estar presente até na mais fútil das músicas.

Como toda nova celebridade, Maria gera uma curiosidade nas pessoas, nos fãs e nos profissionais que têm que escavar a vida pessoal alheia pra ganhar a vida. Assim, acabou virando motivo de chacota em alguns lugares, e sempre se comenta primeiro a sexualidade dela para só depois discutir seu trabalho arístico.

Minha questão é: É tão importante assim saber com quem ela está  transando? Saber, ou ter certeza, da homossexualidade dela irá fazer com que gostemos mais ou menos do que ela nos oferece enquanto musicista?

Não estou levantando bandeira contra o "jornalismo de celebridade"; a indústria da fofoca está aí, é um mercado que eu inclusive respeito, porque gera uma renda violenta que ajuda a manter publicações mais especializadas (e é um mercado onde eu trabalharia fácil).

Maria Gadu é frequentemente comparada à Cassia Eller. Oi. Porque? Sinceramente, a única semelhança entre as duas é o visual masculinizado. Daí as pessoas insistem em dizer que ela é a "nova" Cássia ou coisas do gênero. Me incomoda a comparação porque, de repente, as pessoas não prestam atenção na música da menina, e dizem que ela é a nova Cássia, o que significaria que  ela é uma menina de visual masculino, voz grave e que faz rock, né? Não. Disso ela não tem nada.

Não me incomodo com a especulação da sexualidade, afinal, a própria Gadu dá margem a esses comentários abusando do visual menininho. Me incomoda o fato de ela ser julgada apenas por isso, e principalmente o fato de a orientação sexual dela vir antes da música em todas as matérias que são feitas sobre ela.

Um comentário:

M.ell disse...

Problema é que a Maria Gadu é FEIA. Pode dizer o que quiser, a voz é linda, mimimi, mas ela é feia pra diabo. E a mídia brasileira "exige" que a aparência seja no mínimo condizente com a voz da pessoa. Ou seja, sempre vão falar da coitada... e shame on me, eu vou tar no meio.