quarta-feira, 21 de março de 2012

.turn my sorrow into gold

Vazaram umas fotos da Adele no começo da carreira e um comentário recorrente, em praticamente todos os sites que postaram a notícia, é algo do tipo "será que a Adele, nessa época, imaginava que um dia seria a maior popstar do planeta?"

A resposta é "não". Claro que a Adele não imaginava que sua carreira chegaria aonde chegou. O que não quer dizer que ela não esperasse por isso. São coisas muito diferentes. o artista batalha, procura meios de se expressar, tenta aqui, tenta ali, fazer um troco, conseguir uma budega qualquer pra tocar.

E, embora pareça um sonho distante, o artista quer mais é ser sucesso, ganhar rios de dinheiro, aparecer na TV e ganhar um monte de prêmios. Então ele acredita em seu trabalho. Acredita que está fazendo o melhor que consegue com sua arte. Acredita que é possível, um dia, subir num palco e ter o mundo o observando.

O artista acredita, e espera.

Só que, por mais que se acredite e se espere, uma carreira é sempre um tiro no escuro. É preciso empenho, esforço e, claro, um teco de talento. Não basta acreditar que vai dar certo, tem que fazer por onde.

E é por isso que a Adele chegou onde chegou. Adele acreditou que a carreira daria certo e fez por onde. No fim, deu certo e ela está onde está.

Mas, lá no começo, na época em que ela era só uma cantora de buteco, o futuro era uma grande dúvida. Que bom que deu certo, né não?

Nenhum comentário: