Alice No País das Maravilhas (Alice in Wonderland), 1951
Diretores: Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Wilfred Jakcson
Título
O título do filme Alice No País das Maravilhas é a tradução literal do original, Alice in Wonderland, que é também o título de um dos livros dos quais o filme foi adaptado. "Alice no País das Maravilhas" e "Alice No País dos Espelhos", ambos de autoria de Lewis Carroll.
O título do filme diz muito sobre o filme, pois ele nos apresenta o nome da protagonista (Alice) e onde a ação se desenrola (o País das Maravilhas). Vale notar que temos aqui um lugar comum nas obras (cinematográficas ou não) voltadas para o público infantil. Na maioria desse tipo de material, o título se apresenta dessa forma, bem prática e direta, sem mensagens subliminares ou títulos conceituais. Afinal, não se espera que o público infantil vá parar para analisar o título de um filme ou livro depois que terminar de assistir/ler. Sendo assim, geralmente o título entrega de cara o conteúdo da obra afim de chamar atenção do público a que se destina.
Sobre a apresentação do título nas peças gráficas do filme, é interessante observa-la em dois momentos. Quando do lançamento original do filme (ainda em VHS), o título foi escrito em uma fonte limpa, redonda e bem infantil (uma variação da Cooper), e, detalhe importante, com várias cores. "Alice" escrito em rosa, "No País Das" escrito em amarelo sobre uma faixa azul, e na palavra "Maravilhas", cada letra é escrita com uma cor diferente. A idéia da miscelânea de cores é remeter à psicodelia. O livro de Lewis Carroll sempre foi considerado um representante do gênero, e o filme segue a mesma linha.
Quando o filme foi lançado em DVD, numa edição especial, a abordagem mudou. Visando um público agora mais adulto (talvez as mesmas crianças que adquiriram o filme anteriormente numa outra mídia), o título desta vez é escrito em uma fonte elegante (acho que Modern n°20), dourada e com efeitos de tridimensionalidade sobre um fundo roxo e uma moldura igualmente dourada e elegante.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Analisando Alice No País Das Maravilhas - pt 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário