segunda-feira, 16 de julho de 2007

.blind





então, a miopia. tecnicamente, um distúrbio na visão que prejudica a visão a longa distânica. na pratica, muito mais que isso. ser míope é praticamnte um estilo de vida. tenho 4 graus de miopia, então, é um estilo de vida praticamente cego. eu enxergo com nitidez exatamente um palmo. além disso, borrões embaçados e eu não consigo ler uma linha, a menos que esteja muito, muito grande.

daí que minha vida praticamente se resume a óculos e lentes de contato, porque sem eles não consigo fzer absolutamente nada. e como sou de fases, frito rapidamente de um e uso outro, troco de lentes e de óculos assim, rapidamente.

hoje quando eu acordei eu me dei conta disso, minha vida gira em torno dos meus olhos. mito mais, gira em torno do que estáa frente deles, literalmente. tipo, acorda, checa se está tudo bem com a lente. tá seca? tá fora do lugar? tá boa? ótimo, levanta. lava o rosto, cuidado pra não esfregar o olho com força, ela pode sair do lugar. toma banho, mais cuidado ainda. uma gota de shampoo aqui dentro é a morte.
sai na rua, cuidado com o vento. resseca e dói horrores. com lente parece que os olhos ficam mais sensíveis também, então dá-lhe óculos escuros (essa parte eu a-do-ro, tenho vários).

com óculos, mesma coisa. checa se está limpo, se arranhou, como os meus estão velhinhos, tem de apertar o parafuso da haste toda hora, pq senão cai. é uma coisa.
um grãozinho de poeira nos óculos incomoda tanto quanto um cisco no olho nu.

afeta até a personalidade essa troca. quando de óculos, tenho uma tendência a ser mais quieto um pouco, contido, parece que trava, deixa tímido. a lente dá uma certa liberdade, confesso que até levanta um pouco a auto-estima, embora o óculos deixe um pouco mais charmoso, eu acho.

adoro minhas múltiplas personalidades com óculos e sem óculos.
não farei aquelas cirurgias pra corrigir a visão e blablabla. vai que eu perco algum traço marcante de mim? fora que o medo de anestesia, laser e bisturi é maior que a vontade de enxergar sem aparatos.

beijo nos olhos de vocês.

Nenhum comentário: